domingo, 7 de setembro de 2014

Sistema Nervoso

 O sistema nervoso é um tecido composto de vários tipos de células com funções diferenciadas. Destacam-se entre estas os neurônios, cuja função principal é veicular informações através da transmissão de impulsos elétricos. As informações podem ter um sentido de fora para dentro como, por exemplo, um toque ou pressão que se faz na palma da mão e que, transmitido pelo feixe de neurônios, alcança o cérebro onde, de fato, a informação é interpretada, tornando-se então consciente. 
No sentido contrário, quer dizer, de dentro pra fora, as informações provenientes do cérebro alcançam, através, de outros feixes de neurônios, órgãos cujas funções permitem a interação do homem com o meio que o rodeia e seu semelhante, por exemplo, a movimentação dos membros e fala.

 Desse modo, o sistema nervoso promove uma vida de relacionamentos entre o meio externo e interno e vice-versa. Também o funcionamento dos órgãos internos é monitorado e controlado pelo sistema nervoso, particularmente por uma parte chamada sistema nervoso autônomo. 

 O sistema nervoso, do ponto de vista anatômico, pode ser dividido em 2 partes: Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP). O SNC compreende a parte do sistema nervoso que se encontra dentro do compartimento ósseo constituído pelo crânio e pela coluna vertebral. Assim, de uma maneira simplificada, o cérebro e a medula espinhal compõem o SNC. Já o SNP compreende, resumidamente, a parte do sistema nervoso que está localizada fora deste compartimento ósseo. Assim, as raízes nervosas, os nervos periféricos e os próprios músculos compõem o SNP.



Confira mais sobre o Sistema Nervoso na página: http://estadual112.blogspot.com.br/p/sistema-nervoso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário