segunda-feira, 15 de setembro de 2014

CHOQUE ANAFILATICO.

CHOQUE ANAFILATICO

Muitos já ouviram falar de casos de pessoas que faleceram de choque anafilatico mas poucos sabem definir exatamente o que seja. Um exemplo é a reação que pode surgir após a picada de determinados insetos como as abelhas. Num primeiro contato, ocorrerá sensibilização sem sintomas aparentes e numa outra oportunidade em que tenha sido picado pelo inseto, poderá desenvolver uma reação que poderá ser discreta e localizada ou mesmo evoluir de forma grave.
 
OS SINTOMAS DO CHOQUE ANAFILATICO PODEM ENVOLVER VÁRIOS ÓRGÃOS

*Olhos :lacrimejamento e coceira.
*Pele :coceira,placas (urticária) ,angioedema (inchaçao).
*Aparelho respiratório: rinite,edema da laringe (glote) ,asma,falta de ar, chiado, tosse, asfixia,       diarréia.
*Aparelho circulatório: sudorose,queda da pressão, arritmias, desfalecimento e parada cardíaca.

PRINCIPAIS CAUSAS DE CHOQUE ANAFILATICO

*Veneno: abelhas,marimbondos, vespas ,etc.
*Medicamentos: alguns antibióticos, como por exemplo a penicilina, alguns antinflamatorios,anestésicos, contrastes contendo iodo, insulina, entre outros.
*Alimentos: camarão, mariscos,frutos do mar,amendoim.
*Látex: derivados da borracha.
O choque anafilatico é considerado como a expressão de maior emergência das alergias e por isso pode gerar muito sofrimento. Seu diagnóstico é clínico, isto é baseado na história e análise do exame físico da pessoa. Infelizmente ñ há um teste que possa prever com exatidão se uma pessoa poderá ou ñ desenvolver um choque em algum momento de sua vida.
O tratamento do quadro anafilatico deve ser iniciado com rapidez e a medicação de escolha é a adrenalina injetável,até que se iniciem outros medicamentos apropriados.É importante saber que, apesar de ser uma situação de emergência, costuma evoluir na maioria das vezes com boa resposta, desde q diagnosticada e tratada precocemente.

O esclarecimento e a correta orientação do paciente e de seus familiares, bem como a prevenção, constituem o melhor tratamento da anafilaxia, reduzindo sua mortalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário